9 das 10 cidades que mais cresceram nos últimos anos preferiam Bolsonaro como presidente

Segundo o Censo 2022 divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os municípios que mais tiveram crescimento populacional nos últimos 12 anos, em sua maioria, escolheram o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como seu candidato nas eleições presidenciais de 2018 e 2022.

Ao cruzar os dados do aumento populacional com os resultados das eleições de segundo turno, fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), observa-se que Bolsonaro foi o preferido nas dez cidades que mais aumentaram sua população, tanto em termos relativos quanto absolutos.

No crescimento relativo, que indica a variação percentual do crescimento populacional, oito das cidades que mais cresceram estão nas regiões em que Bolsonaro venceu tanto Luiz Inácio Lula da Silva (2022) quanto Fernando Haddad (2018): Centro-Oeste, Sul, Norte e Sudoeste. As outras duas cidades estão no Nordeste, sendo uma delas Luís Eduardo Magalhães, na Bahia.

Nessas dez cidades, Bolsonaro saiu vitorioso em nove das últimas duas eleições presidenciais, perdendo apenas em São José de Ribamar, no Maranhão, onde obteve 34,52% dos votos válidos em 2018 e 31,40% em 2022, enquanto seus oponentes do PT obtiveram 65,48% e 61,60%, respectivamente.

Em Luís Eduardo Magalhães, que registrou um aumento expressivo de eleitores entre 2018 e 2022, Bolsonaro teve um crescimento de votos significativo, passando de 22.509 para 38.273 em quatro anos, enquanto os candidatos do PT aumentaram de 15.773 para 31.918 no mesmo período.

O professor e cientista político Joviniano Neto, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), destaca que esse apoio majoritário a Bolsonaro pode ser explicado por fatores econômicos, sociais e políticos. Entre eles, estão o apoio de líderes políticos locais alinhados com o ex-presidente, a predominância do agronegócio como atividade econômica nessas cidades e questões relacionadas à expansão agrícola.

Nos municípios com maior crescimento absoluto da população, a preferência por Bolsonaro também foi dominante. Nas dez cidades com maior aumento populacional, o ex-presidente venceu nas últimas duas eleições gerais. Essas cidades, em sua maioria capitais ou inseridas em regiões metropolitanas, estão localizadas nas regiões em que Bolsonaro venceu Haddad em 2018 e Lula em 2022: Centro-Oeste (3), Norte (3), Sudoeste (3) e Sul (1).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *