Nesta terça-feira (11), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, participou de uma reunião com a liderança da BYD, empresa líder mundial no desenvolvimento e fabricação de carros e ônibus elétricos, em Shenzhen, na região sul da China. A empresa tem dois grandes projetos de investimento na Bahia e recebeu a comitiva baiana para discutir a possibilidade da instalação de uma fábrica de veículos elétricos no estado e o início da construção e operação do Veículo Leve de Transporte (VLT) do Subúrbio, em Salvador.
Na reunião, a BYD apresentou a necessidade de fazer alguns ajustes no contrato devido ao aumento dos preços de peças e outras demandas causadas pela pandemia. O governador afirmou que as consequências que impactaram o setor da construção civil serão analisadas e ponderadas, para que ainda neste semestre, a obra seja iniciada. Jerônimo explicou que a pandemia trouxe impactos para o setor, com a elevação do preço do aço e do maquinário que será usado na implantação do VLT, mas que espera resolver e dar início às obras o mais breve possível.
A BYD foi a vencedora da licitação da obra que vai transformar a mobilidade na região da capital baiana. Com a possibilidade da instalação da fábrica de veículos elétricos no estado, a Bahia se consolida como um importante polo industrial na área de mobilidade elétrica, trazendo mais investimentos e geração de empregos para a região.