Em Brasília, Jerônimo discute retomada de obras de habitação e educação na Bahia

Durante sua agenda em Brasília nesta terça-feira (23), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) teve reuniões com o governo federal para discutir a retomada de obras nas áreas de habitação e educação na Bahia.

No encontro com o ministro da Educação, Camilo Santana, foram abordadas as obras de Educação Infantil e Fundamental, além das quadras esportivas que foram paralisadas devido à falta de repasses do governo federal durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL). De acordo com o governo da Bahia, existem 381 obras inacabadas no estado, que necessitam de um investimento de R$ 387 milhões para serem concluídas.

Jerônimo afirmou que será realizado um estudo caso a caso, em parceria com a União dos Prefeitos da Bahia (UPB) e a equipe técnica, para cadastrar as obras nessas condições. O governador destacou a importância dessas obras para a ampliação da infraestrutura educacional na Bahia. Segundo ele, a Bahia e outros quatro estados concentram quase 60% das obras inacabadas no país.

O ministro Camilo Santana declarou que a reunião teve o objetivo de discutir mecanismos de parceria liderados pelos estados com os municípios, visando viabilizar a retomada e conclusão das obras. No país, são quase 3.600 obras, incluindo 1.300 creches.

Em relação à área de habitação, Jerônimo se reuniu com a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano. Durante o encontro, foram discutidas a retomada das obras do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e os investimentos em infraestrutura e ações culturais financiados pelo banco no estado.

O governo da Bahia informou que, em 2023, foram investidos R$ 38 milhões em infraestrutura urbana, permitindo a conclusão de obras paralisadas nos últimos quatro anos. O próximo passo é preparar os empreendimentos da nova versão do MCMV, lançada pelo presidente Lula. A gestão estadual irá colaborar no processo de implantação dos empreendimentos, indicando as prioridades na distribuição com base no déficit habitacional e disponibilizando terrenos mais próximos dos centros das cidades.

Jerônimo Rodrigues explicou que o governo atuará em duas frentes: trabalhar para entregar as habitações até o início do próximo semestre e estudar o novo formato do MCMV, planejado pelo Ministério das Cidades, com o qual o governador também se encontrou durante sua visita a Brasília.

A comitiva do governador em Brasília contou com a presença dos secretários da Casa Civil, Afonso Florense; de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira; e da Ciência, Tecnologia e Inovação, André Joazeiro, além do chefe de gabinete do governador, Afonso Loyola. Jerônimo permanecerá em Brasília na quarta-feira (24), quando participará da reunião do Fórum de Governadores.

Fonte: Ascom/Governo da Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *