‘Queremos fazer política do ganha-ganha’, diz Lula sobre Mercosul e UE

No dia em que assume temporariamente a liderança do Mercosul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta terça-feira (4) que os países do bloco estão buscando uma política de benefício mútuo com a União Europeia. Durante seu programa semanal “Conversa com o presidente”, Lula, que se encontra em Puerto Iguazú, na Argentina, reiterou que considera inaceitáveis as exigências feitas pelos países europeus.

“Estamos aqui para discutir o futuro do Mercosul e o aprimoramento das relações entre Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. Além disso, estamos preparando uma proposta de acordo com a União Europeia. Eles fizeram uma proposta e nós respondemos. Entretanto, enviaram-nos uma carta impondo algumas condições. Não aceitamos essa carta. Estamos agora elaborando uma nova resposta”, afirmou o presidente.

Ele acrescentou que “desejamos estabelecer uma política de ganho mútuo. Não queremos uma política na qual eles ganhem e nós percamos. Por exemplo, eles querem que abramos mão das compras governamentais, ou seja, das aquisições feitas pelo governo de empresas brasileiras. Se abrirmos mão dessas empresas nacionais para comprar de empresas estrangeiras, simplesmente estaremos prejudicando pequenas e médias empresas brasileiras, pequenos e médios empreendedores, além de causar a perda de muitos empregos aqui no Brasil.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *