Lula reage a humorista que reclamou do ato de o presidente não ter diploma universitário

Durante um evento em Foz do Iguaçu, no Paraná, na terça-feira (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), afirmou que, ao assumir a presidência em 2003, não possuía um diploma, mas tinha plena consciência de que os países não podem se desenvolver sem investir na educação.

Essa declaração ocorreu um dia após o presidente receber críticas do humorista Carlos Alberto de Nóbrega por não possuir diploma de ensino médio ou superior. Durante uma entrevista no programa “Roda Viva”, da TV Cultura, o apresentador do programa “A Praça é Nossa” foi questionado sobre o que perguntaria ao presidente caso tivesse a oportunidade. Carlos Alberto respondeu questionando como um presidente da República, no dia em que recebe o diploma de presidente, chorou e disse que era o primeiro diploma que recebia na vida. Ele mencionou que um homem sem educação formal, seja um curso ginasial, universitário ou contábil, ser presidente da República era uma das razões pelas quais o país estava nessa situação.

Lula compartilhou em suas redes sociais o discurso que proferiu no Paraná, onde destacou que em 1918 a Argentina já havia realizado sua primeira reforma universitária, enquanto o Brasil ainda não tinha sua primeira universidade. Ele enfatizou que, quando ele e José Alencar assumiram o cargo, não possuíam diplomas, mas tinham a consciência de que nenhum país pode se desenvolver sem investir na educação.

Além disso, o presidente pontuou em Foz do Iguaçu que a qualidade de um político não deve ser medida por sua formação acadêmica, mas sim pela qualidade dos serviços que ele presta à população. Ele destacou que não se mede a qualidade de um político pela quantidade de pontes construídas ou pela quantidade de asfalto colocado, pois qualquer um pode fazer isso. Segundo Lula, a verdadeira medida da capacidade de um político está na melhoria da qualidade de vida do povo, seja na educação, saúde ou outros aspectos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *