Cidadãos têm até domingo para sugerir políticas públicas ao governo

Encerra-se neste domingo, 16 de julho, o prazo para que todos os cidadãos possam enviar suas sugestões de políticas públicas e ações governamentais a serem consideradas pelo governo federal. Essas contribuições têm sido recolhidas através da plataforma digital chamada Brasil Participativo, que permite aos cidadãos indicarem quais políticas governamentais devem ter prioridade e também apoiarem as propostas apresentadas por outros membros da sociedade.

Até o último sábado, dia 15, mais de 1,28 milhão de pessoas já participaram dessa consulta participativa, que foi estabelecida pelo Plano Plurianual (PPA Participativo). Este plano é o principal instrumento de planejamento orçamentário de médio prazo do Executivo.

Na plataforma, os cidadãos têm a oportunidade de sugerir quais programas governamentais devem receber maior atenção e também podem apresentar suas propostas para o uso do orçamento federal, além de manifestar apoio às ideias já apresentadas por outros participantes. É importante destacar que para realizar essas ações, basta estar logado em uma conta Gov.br.

Nessa etapa final, a plataforma registra um total de 7.677 propostas, mais de 1,35 milhão de votos e quase 3,7 milhões de acessos, com a participação de 1.284.386 cidadãos.

Segundo informações da Secretaria de Comunicação Social (Secom), nos primeiros seis meses de gestão, essa iniciativa proporcionou um espaço relevante de diálogo e engajamento com a população, permitindo que a sociedade colaborasse ativamente na elaboração de políticas públicas e na definição das diretrizes para a aplicação de recursos governamentais para os próximos quatro anos (2024/2027).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *