Lula defende educação igualitária e lança Programa Escola em Tempo Integral

Nesta segunda-feira (31), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enfatizou que a meritocracia não pode ser discutida em um contexto de educação desigual.

Durante a cerimônia de aprovação da lei que estabelece o Programa Escola em Tempo Integral, destinado a investir R$ 4 bilhões para aumentar em 1 milhão o número de matrículas em período integral nas escolas de educação básica em 2023, o líder petista ressaltou a importância de uma escola prazerosa para os alunos, que também permita discutir temas urgentes e atuais da sociedade, como as mudanças climáticas.

Lula reiterou que os recursos públicos alocados para a educação devem ser considerados como investimento, e não como despesa, e destacou a necessidade de proporcionar condições de ensino iguais para estudantes das escolas públicas e privadas.

O Programa Escola em Tempo Integral será conduzido pelo Ministério da Educação (MEC) e funcionará como um mecanismo federal de apoio financeiro e assistência técnica para a expansão das matrículas nas redes estaduais, municipais e distrital. No entanto, a adesão ao programa pelas secretarias de educação é opcional. O ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou os diversos benefícios do ensino em tempo integral, como uma maior chance de ingresso nas universidades, maior taxa de ocupação no mercado de trabalho e expectativa de remuneração, além da redução dos índices de violência entre os jovens e da evasão, abandono e reprovação escolar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *