O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, membro do Partido dos Trabalhadores (PT), rubricou nesta quarta-feira (30) o plano legislativo do Plano Plurianual (PPA) para o período de 2024 a 2027. Este plano foi entregue ao presidente do Congresso Nacional, o senador Rodrigo Pacheco, em um evento ocorrido no Palácio do Planalto.
O documento se fundamenta em seis áreas prioritárias e cataloga 88 programas que serão implementados ao longo dos próximos quatro anos. As prioridades do governo abrangem a luta contra a fome e a redução das disparidades sociais, aprimoramento da educação básica, fortalecimento dos cuidados médicos primários e especializados, promoção da reindustrialização, impulso ao emprego e renda, introdução do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), bem como a batalha contra o desmatamento e a abordagem da crise climática.
No decorrer de seu pronunciamento, o líder do poder Executivo do Brasil enfatizou a excelência da participação da sociedade na concepção do PPA e manifestou que os representantes políticos deveriam mostrar mais “humildade” ao ceder espaço à sabedoria popular. O novo plano PPA reserva um montante de R$ 13,3 trilhões para iniciativas públicas ao longo de quatro anos.
Além disso, durante seu discurso, o integrante do Partido dos Trabalhadores também realçou que o Brasil não se encontra alheio às mudanças globais e expressou que sua administração zela por todos, porém, prioriza os mais necessitados. De acordo com Lula, o país recuperou sua capacidade de planejamento.