O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) gravou um vídeo atacando o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) antes de retornar ao Brasil. Bolsonaro chamou Lula de “nove dedos” e afirmou que a economia do país piorou após a troca de comando no Planalto. Ele também criticou a retomada da política de demarcação de terras indígenas, que considerou prejudicial ao agronegócio.
Bolsonaro expressou sua preocupação com a economia brasileira e disse que a falta de demanda e procura tem feito com que o empresariado puxe o freio de mão, esperando para ver o que acontecerá. Ele condenou a declaração de Lula sobre abandonar os livros de economia, afirmando que o atual presidente nunca leu um Tio Patinhas na vida. Bolsonaro ainda mencionou que, dois meses após as eleições, a economia do Brasil já estava sofrendo, tendo registrado uma negativa de 430 mil empregos em dezembro.
Além disso, Bolsonaro criticou a retomada da demarcação de terras indígenas pelo atual governo, afirmando que o Brasil já tem 14% de suas terras demarcadas como reservas indígenas, e que ele próprio não demarcou nenhuma reserva. Ele afirmou que há mais de 400 pedidos de demarcação pendentes e alertou que, se 20% deles forem atendidos, o agronegócio brasileiro estará em risco.
Bolsonaro deve chegar ao Brasil na manhã desta quinta-feira (30).