Brasil dá lição em negociação com Trump ‘amarelão’, diz jornal inglês Financial Times
Um artigo de opinião no jornal Financial Times publicado nesta sexta-feira (28/11) afirma que “o Brasil deu uma lição” sobre como vencer o presidente americano, Donald Trump, dentro da “estratégia Taco” (Taco trade, em inglês).
‘Taco’ é uma sigla em inglês que significa Trump Always Chickens Out (“Trump sempre amarela”, em tradução livre para o português), que foi cunhada por outro colunista do próprio Financial Times.
A estratégia Taco consiste em investidores apostarem que, após prometer grandes aumentos de tarifas, o presidente americano Donald Trump sempre acabará “amarelando” e recuando em sua posição.
Em artigo, a jornalista Gillian Tett, do Financial Times, sugere que o recuo de Trump no tarifaço contra produtos brasileiros seria mais um exemplo de ‘Taco’.
Na semana passada, Trump assinou um decreto suspendendo as tarifas de 40% sobre diversos produtos agrícolas importados do Brasil.
“Como se diz ‘Taco’ — como em ‘Trump Sempre Amarela’ — em português? É uma pergunta que alguns brasileiros podem fazer agora com um sorriso”, escreve a jornalista.
“Quatro meses atrás, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou tarifas adicionais de 40% sobre as importações brasileiras (totalizando 50% em taxas), porque estava furioso com o julgamento de Jair Bolsonaro, seu ex-presidente, e com a pressão contra as grandes empresas de tecnologia americanas.”
“Mas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondeu com firmeza à intimidação — aumentando sua popularidade interna — e defendeu os tribunais.”
