Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou a chegada do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ao Brasil. O presidente brasileiro classificou o encontro como um “momento histórico” em sua conta no Twitter. A última vez que o líder chavista esteve no país foi em 2015, durante a posse da ex-presidente Dilma Rousseff.
“Estamos vivendo um momento histórico. Depois de 8 anos, o presidente @NicolasMaduro retorna ao Brasil e recuperamos o direito de conduzir política de relações internacionais com a seriedade que sempre tivemos, especialmente com os países vizinhos ao Brasil”, afirmou Lula na plataforma.
A relação entre o Brasil e a Venezuela ficou abalada após a saída do governo petista do poder. Durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL), uma portaria foi emitida proibindo a entrada de Nicolás Maduro e de outras autoridades venezuelanas no país.
A visita do político ao Brasil foi alvo de críticas por parte dos opositores do governo Lula. O deputado federal Eduardo Bolsonaro repudiou a recepção do político no país, que foi feita com as honras de um Chefe de Estado.
Nicolás Maduro desembarcou no Brasil no domingo à noite (28). Ele participará de uma reunião com os presidentes dos 12 países da América do Sul.