‘Foi construído após muito diálogo’, diz Lula sobre programa de alfabetização

Nesta segunda-feira (12), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou que o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada foi resultado de amplas discussões com diversos profissionais da educação em todo o país.

“Esse compromisso não surgiu do nada pelo Ministério da Educação (MEC), pelo contrário, foi construído por meio de diálogos intensos com especialistas e gestores de diferentes esferas federativas. Ele nasceu da colaboração e, com cooperação, sairá do papel e fará diferença nas salas de aula”, disse Lula.

Além disso, o presidente destacou que o Governo Federal planeja investir R$ 3 bilhões em um programa nacional que subsidiará iniciativas para promover a alfabetização adequada das crianças no país. Lula também expressou sua expectativa de que os 27 governadores adiram a esse compromisso.

Durante seu discurso, o presidente enfatizou que, nos últimos anos, o Estado “fracassou miseravelmente” no que diz respeito à educação infantil.

A política assinada hoje prevê que os estados, municípios e o Distrito Federal tenham protagonismo e elaborem suas próprias políticas locais de alfabetização, levando em consideração suas especificidades. A União atuará como indutora, coordenadora e fornecerá assistência técnica e financeira. Com isso, o governo reconhece as diversidades territoriais do Brasil e não propõe uma solução única.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *