Lula diz que pode indicar Cristiano Zanin ao STF e e descarta listra tríplice para PGR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, durante entrevista à BandNews, nesta quinta-feira (2) que pode indicar Cristiano Zanin Martins, advogado que cuidou de seus processos criminais, a uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Neste ano, o mandatário do Brasil poderá nomear, pelo menos, dois novos ministros devido a aposentadoria da presidente da Suprema Corte, ministra Rosa Weber, que acontece em outubro, e do ministro Ricardo Lewandoski, em maio.

“Hoje, se eu indicasse o Zanin, todo mundo compreenderia que ele merecia ser indicado. Tecnicamente ele cresceu de forma extraordinária. É meu amigo, meu companheiro, como outros são meus companheiros”, respondeu Lula.

Segundo o mandatário do Brasil, há possibilidade de indicar um terceiro ministro,  caso algum integrante da Corte antecipe a aposentadoria.

“Eu posso escolher três, possivelmente dois, depende se houver uma antecipação de aposentadoria. Sempre pode acontecer. Mas o critério será o mesmo. Primeiro: notório saber jurídico, porque a escolha não é para mim. É para a nação. O cara tem que ser cumpridor da Constituição”, frisou durante entrevista.

Ainda na conversa, Lula revelou que a vaga do novo Procurador-Geral da República “o critério será pessoal”. Com isso, o petista descartou escolher um nome da lista tríplice elaborado pela associação de procuradores, que adotou para as nomeações nos seus mandatos anteriores.

“O critério será pessoal, de muita meditação, vou conversar com muita gente”, comentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *