Nomeação de Daniela Teixeira para o STJ será assinada por Presidente Lula nesta terça-feira

Nesta terça-feira (29), o presidente Lula colocará sua assinatura na indicação da advogada Daniela Teixeira para o Superior Tribunal de Justiça (STJ). A divulgação dessa informação foi feita pela colunista Vera Magalhães, do jornal “O Globo”.

Até o momento, o presidente ainda não determinou os indivíduos que serão indicados para preencher as outras duas vagas no tribunal, as quais devem ser ocupadas por profissionais provenientes dos Tribunais de Justiça (TJ).

Considerada uma advogada progressista, Daniela Teixeira tem a seu favor não somente essa característica, mas também o fato de ser mulher. Isso é especialmente relevante porque Lula ainda não decidiu se escolherá uma mulher para ocupar o assento que será deixado por Rosa Weber em setembro no Supremo Tribunal Federal (STF).

Duas ministras do STJ se aposentarão este ano. Atualmente, o tribunal possui seis mulheres entre as 33 cadeiras. Com a seleção de Teixeira, esse número aumentará para sete. No entanto, esse total inevitavelmente diminuirá devido às duas aposentadorias. Até o momento, os homens são os favoritos para preencher essas vagas por meio das listas tríplices.

Entre os cotados para as posições destinadas a indivíduos oriundos dos Tribunais de Justiça, Teodoro Silva Santos conta com o apoio do ministro Camilo Santana (Educação) e dos governadores do Nordeste. Ele obteve 17 votos, o mínimo necessário para ser incluído, apesar de não estar entre os favoritos para integrar a lista dos desembargadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *