PL que proíbe uso de pistolas de água no carnaval é aprovada na Alba

Foi aprovado na tarde desta quarta-feira (24) o projeto de lei que proíbe o uso de “pistolas de água” durante o carnaval e outras festas de rua na Bahia. A autora do projeto, deputada estadual Olívia Santana, confirmou a informação por meio de sua assessoria.

Após a aprovação, o projeto será encaminhado para sanção do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

A proposta surgiu em decorrência de um incidente em que uma mulher foi encurralada e agredida por integrantes do bloco “As Muquiranas”, que costumam utilizar esse objeto durante o desfile. Vídeos divulgados mostraram que os integrantes do bloco impediram a mulher de sair do meio da roda formada por eles.

Quando enviou o projeto, a deputada ressaltou que essa era a forma da Assembleia Legislativa da Bahia contribuir para a paz no carnaval, garantindo que a diversão aconteça sem a ocorrência de bullying. Segundo ela, não deveria haver espaço para esse tipo de comportamento durante o carnaval. A deputada expressou otimismo com relação ao projeto.

Na época em que o projeto foi encaminhado, a diretoria do bloco “As Muquiranas” repudiou a ação e divulgou uma nota aberta para se defender das críticas sobre os episódios de assédio e vandalismo envolvendo foliões associados ao bloco. Eles afirmaram ser contra qualquer forma de violência, preconceito e assédio.

A expectativa agora é aguardar a sanção do governador para que a proibição do uso das “pistolas de água” durante o carnaval e festas de rua na Bahia seja efetivada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *