De acordo com a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (4), houve um aumento de 0,3% na produção industrial no Brasil em maio deste ano, em comparação com o mês anterior. Esse crescimento ocorreu após uma queda de 0,6% em abril. Em relação a maio de 2022, o setor registrou um aumento de 1,9%. Considerando a média móvel trimestral, houve um avanço de 0,3%. No entanto, no acumulado do ano, o indicador apresenta uma queda de 0,4% e se mantém estável no acumulado de 12 meses.
Dentre os vinte e cinco ramos industriais analisados na pesquisa, dezenove tiveram um aumento em relação a abril, com destaque para a produção de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (7,7%), veículos automotores, reboques e carrocerias (7,4%) e máquinas e equipamentos (12,3%). Por outro lado, entre as seis atividades que registraram queda, os principais impactos foram nos setores de produtos alimentícios (-2,6%) e produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-9,7%).
Das quatro grandes categorias econômicas da indústria, três apresentaram crescimento de abril para maio: bens de consumo duráveis (9,8%), bens de capital, ou seja, as máquinas e equipamentos utilizados no setor produtivo (4,2%) e bens intermediários, que são os insumos industrializados utilizados no setor produtivo (0,1%). Já os bens de consumo semi e não duráveis registraram uma queda de 1,1% no mesmo período.