As Secretarias da Segurança Pública e da Educação da Bahia têm adotado uma série de medidas conjuntas para prevenir crimes no ambiente escolar, buscar e responsabilizar os autores de ameaças, sejam elas reais ou falsas. Uma das ações é a disponibilização de um canal através do número 181 para a comunicação de possíveis ameaças. As informações são tratadas de maneira emergencial pela Superintendência de Inteligência e, imediatamente, repassadas para as forças policiais, visando a pronta resposta.
A Polícia Civil da Bahia destacou equipes dos Departamentos de Inteligência Policial, de Polícia Metropolitana e de Polícia do Interior para atuarem na prevenção e repressão a ataques nas unidades escolares do estado. A ação integra a Operação Escola Segura, deflagrada em todo o país pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública.
O trabalho de inteligência e investigação da Polícia Civil, que tem apoio da Coordenação de Inteligência Cibernética, já resultou na identificação de adolescentes responsáveis por ameaças de ataques a escolas em várias cidades da Bahia. O delegado Delmar Bittencourt, coordenador do Laboratório de Inteligência Cibernética da Polícia Civil, explicou que estão sendo compartilhadas informações entre os estados para investigações mais eficientes.
Todas as ações de prevenção e investigação estão sendo adotadas com total prioridade pelas equipes, segundo o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner. A secretária estadual da Educação, Adélia Pinheiro, destacou as ações adotadas nas unidades escolares para garantir um ambiente seguro e promover a cultura de paz e respeito.
Além das ações preventivas, a Secretaria da Educação da Bahia tem desenvolvido o Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, que conta com uma equipe multidisciplinar para abordar temas relacionados à saúde física e mental, autocuidado e crises de ansiedade no ambiente escolar. O programa já alcançou 24.042 participantes em 355 unidades escolares de 164 municípios, de janeiro a março deste ano.